Você entende de futebol?

Será que existe uma forma de entender tudo que envolve o jogo? Uma perspectiva a partir da complexidade do futebol como fenômeno social

Pelé, a maior figura da história do futebol: como entender os fenômenos envolvidos no jogo?

O que é o futebol (ou como eu tratarei o futebol neste ensaio)?

Complexidade e hermenêutica

Identidade e cultura: a formação do éthos

Recentemente, um desses analistas colocou que “não existe identidade no futebol brasileiro, porque todas as suas formações táticas foram copiadas e nunca criadas”. Há diversos erros nisso, mas eu cito apenas dois: 1) identidade não se dá pela tática, tampouco por técnica, preparo físico ou capacidade mental; se dá por CULTURA. 2) a originalidade, a criação e a revolução não partem do nada, ela é desmembramento de uma outra criação, que vem de outra e assim sucessivamente; tudo é dinâmico, não existe o estado zero no futebol — mesmo quem criou as regras buscou alguma inspiração.

Você entende de futebol?

Fiz essa pergunta tempos atrás aos meus seguidores do Twitter e obtive 116 respostas. Na maioria, respostas muito boas. Selecionei aqui não as melhores, mas as que eu achei mais próximas da minha premissa:

  • Dominar os diversos aspectos (material humano, relações sociais, psicológicos, administrativos, dentre outros possíveis) que fazem com que a equipe tenha bom desempenho e atinja seus objetivos esportivos.
  • Entende de futebol aquele que o trata de forma séria, busca conhecimento sobre tática, contextos, e história. Comenta de forma mais aprofundada. Ao mesmo tempo, considera a prática, a intuição, o improviso do jogo, afinal futebol não é exato.
  • Eu acho que o conceito é difícil porque a premissa costuma ser mal formulada. O passo fundamental é entender O FUTEBOL. E isso passa por admitir que dominar o futebol é uma utopia. Ele é múltiplo, muda sem parar, foge tanto da lógica quanto da mística o tempo todo.
  • Entender DE futebol é fácil, porém DO futebol é mais complicado
  • Essa pergunta só Albert Camus seria capaz de tentar responder. Futebol, vida, moralidade. Futebol é um fenômeno social que supera as quatro linhas.
  • Entender é muito amplo. Acho que saber enxergar o contexto geral, sacar de gestão desportiva e ter consciência dos movimentos que acontecem dentro do campo resume bem.
  • O que define o “entender”: conhecimento, entendimento e didática? Acho que essa é a grande questão
  • É atingir resultados, saber detalhar como e ser reconhecido por isso. Sejam resultados dentro ou fora do campo, seja reconhecimento dos colegas, da torcida ou dos amigos do bar.
  • Entender de futebol è saber que a cultura de Frestas transforma o povo e unifica paixões.
  • É explicar o inexplicável
  • Conhecimento histórico. Evolução tática do futebol. Diferenças técnicas de jogadores e equipes. O que fez/faz a diferença nos grandes campeões e nos perdedores inusitados. Alguma noção do psicológico e vestiário. Sem ter razão, apenas ter conhecimento e gosto pelo debate
  • O futebol é o espelho da vida, é um esporte complexo, desejo, economia, paixão, razão e emoção, ciência versus magia, intuição pura. Se compreender tudo isso não serei humano, serei um semi deus grego.

--

--

Jornalista; comentarista esportivo; doutorando em Comunicação; mestre em Comunicação e Informação; especialização em Jornalismo Esportivo.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Carlos Guimarães

Jornalista; comentarista esportivo; doutorando em Comunicação; mestre em Comunicação e Informação; especialização em Jornalismo Esportivo.